O que é nota fiscal de industrialização – Como emitir

O que é nota fiscal de industrialização?

A nota fiscal de industrialização ou remessa para industrialização, como também é chamado, é o documento fiscal que comprova o envio de insumos de uma empresa (denominada encomendante) para outra. Esses insumos consistem em matérias-primas, produtos intermediários (semiacabados) ou material de embalagem.

Nessa operação, não há venda de mercadorias, pois elas retornam para o encomendante após o processo de industrialização.

Apesar de não se tratar de uma venda, é uma operação comercial, por isso, é necessário emitir uma nota fiscal. Esse documento deve conter os dados das empresas envolvidas (a encomendante e a destinatária), informações dos insumos/produtos enviados e o CFOP.

CFOP  – Natureza de operação para industrialização sob encomenda

O CFOP 5.901 é usado para operações realizadas dentro do estado, enquanto o código 6.901 contempla as transações fora do estado.  Como não há cobrança de ICMS e IPI, você deve incluir a fundamentação legal desses tributos na parte de dados adicionais, conforme o regulamento de cada estado.

CFOP X.901 – Remessa para industrialização por encomenda

Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

Como emitir a nota fiscal de remessa

A emissão da nota fiscal de remessa é feita no mesmo sistema utilizado para a emissão das notas fiscais eletrônicas. Só mudará o código da Operação

Encontre o apiário mais próximo!

localize em um clique o apiário mais próximo de você, no Site do Mel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *