Abelha Jataí (Tetragonisca angustula)
A Abelha Jataí também é conhecida como: Abelha-ouro, abelha-mirim, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, jataí-amarela, abelha de botas, mosquito-amarelo, Maria-seca, virginitas, virgencitas, angelitas, mariita, mariola, españolita, ingleses, my-krwàt, jimerito, ramichi-amarilla, moça-branca, jatahy-amarello, trez-portas, jatihy, jatai-piqueno, jatay, jaty, jatahy
Abelha indígena, pertencente a tribo dos Trigonini, amplamente distribuída na América tropical (Brasil, Bolivia, Colombia, Equador, Peru, Venezuela, Guianas, Suriname, Honduras, Nicaragua, Guatemala, Panamá, Costa Rica, México).
É uma espécie que se adapta bem a ambientes urbanos. Talvez seja a espécie mais criada racionalmente pela facilidade de adaptação em caixas e porque requer pouco espaço. Seu mel é denso e muito apreciado. A sabedoria popular indica este mel para o tratamento de visão.
Esta belha tem uma ampla distribuição geográfica e se diferencia das outras abelhas nativas pela sua adaptação, nos espaços urbano e rural. Na região Nordeste, ocorre naturalmente nos estados da Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Apesar da ampla distribuição da abelha Jataí, esta espécie esta sendo vitima de intenso desmatamento, queimadas e outros problemas socioecológicos que afetam a Caatinga nordestina, colocando-a em sério risco de redução de colônias nessa região.
VEJA O MEL DA ABELHA JATAÍ
A Jataí contribui para a polinização de centenas de frutas brasileiras, e tem preferências pelas plantas nativas como a copaíba, fedegosa e alecrim-docampo. O mel possui características peculiares, um pouco mais ácido que os demais das abelhas sem ferrão.
VEJA O VÍDEO DA ABELHAS E VESPAS NATIVAS TV – YOUTUBE:
As Abelhas Jataí fecham a casa para dormir todas as noites, e abrem ao amanhecer!
FONTE: http://www.apisguia.com.br
Bom dia moro em Milagres BA, a abelha jatai realmente diminuiu bastante as suas colonias aqui na nossa região hoje quase nao se encontra mais por isso tomei a atitude de capturar os enxames que voam a procura de uma nova moradia e formar em casa um cantinho para deixar essas abelhas e cuidar delas para que possam aumentar novamente as suas colonias e ampliar a sua familia. Tenho me interressado pelo mel que e muito recomendado para diversas areas da medicina popular, mas tambem penso em liberar alguns enxames para a natureza para que possam crescer e assim estarei preservando esta especie tao cobiçada atualmente!!
Bom dia moro em Apodi RN !!!
Muito interessante o trabalho com abelhas sem ferrão !!!