Abelha Jataí (Tetragonisca angustula) – Abelhas Brasileiras

Abelhas Jataí

Abelha Jataí (Tetragonisca angustula)

A Abelha Jataí também é conhecida como: Abelha-ouro, abelha-mirim, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, jataí-amarela, abelha de botas, mosquito-amarelo, Maria-seca, virginitas, virgencitas, angelitas, mariita, mariola, españolita, ingleses, my-krwàt, jimerito, ramichi-amarilla, moça-branca, jatahy-amarello, trez-portas, jatihy, jatai-piqueno, jatay, jaty, jatahy

Abelha indígena, pertencente a tribo dos Trigonini, amplamente distribuída na América tropical (Brasil, Bolivia, Colombia, Equador, Peru, Venezuela, Guianas, Suriname, Honduras, Nicaragua, Guatemala, Panamá, Costa Rica, México).

Abelhas Jataí
犀利士
393″ height=”270″ /> Abelhas Jataí

É uma espécie que se adapta bem a ambientes urbanos. Talvez seja a espécie mais criada racionalmente pela facilidade de adaptação em caixas e porque requer pouco espaço. Seu mel é denso e muito apreciado. A sabedoria popular indica este mel para o tratamento de visão.

Esta belha tem uma ampla distribuição geográfica e se diferencia das outras abelhas nativas pela sua adaptação, nos espaços urbano e rural. Na região Nordeste, ocorre naturalmente nos estados da Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Apesar da ampla distribuição da abelha Jataí, esta espécie esta sendo vitima de intenso desmatamento, queimadas e outros problemas socioecológicos que afetam a Caatinga nordestina, colocando-a em sério risco de redução de colônias nessa região.

VEJA O MEL DA ABELHA JATAÍ

Mel de Abelha Jataí! Uma Delícia
Mel de Abelha Jataí! Uma Delícia

A Jataí contribui para a polinização de centenas de frutas brasileiras, e tem preferências pelas plantas nativas como a copaíba, fedegosa e alecrim-docampo. O mel possui características peculiares, um pouco mais ácido que os demais das abelhas sem ferrão.

 

 

 

VEJA O VÍDEO DA ABELHAS E VESPAS NATIVAS TV – YOUTUBE:

As Abelhas Jataí fecham a casa para dormir todas as noites, e abrem ao amanhecer!

FONTE: http://www.apisguia.com.br

 


 

Mais Abelhas Nativas Brasileiras:

Iraí (Nannotrigona testaceicornis)
Abelha Mandaçaia (Melipona quadrifasciata)
Abelha Jataí (Tetragonisca angustula)
Bijui ou benjoi (Scaptotrigona polysticta)
Uruçu ou Urussu (Melipona scutellaris) 
Uruçu-Amarela ou Tujuba (Melipona rufiventris)
Guarupu ou Guaraipó (Melipona bicolor)
Guaraipó Amarela ou Monduri (Melipona mondury)
Abelha Munduri ou Manduri (Melipona asilvai)
Abelha Moça branca (Frieseomelitta doederleini)
Abelha Tiúba (Melipona fasciculata)
Abelha Jandaíra (Melipona subnitida)
Tataira ou Caga-fogo (Oxytrigona tataira tataira)
Abelha Bieira (Mourella caerulea)
Abelha limão / Iratim (Lestrimelitta limao)

Encontre o apiário mais próximo!

localize em um clique o apiário mais próximo de você, no Site do Mel!

2 thoughts on “Abelha Jataí (Tetragonisca angustula) – Abelhas Brasileiras

  1. Bruno Queiroz says:

    Bom dia moro em Milagres BA, a abelha jatai realmente diminuiu bastante as suas colonias aqui na nossa região hoje quase nao se encontra mais por isso tomei a atitude de capturar os enxames que voam a procura de uma nova moradia e formar em casa um cantinho para deixar essas abelhas e cuidar delas para que possam aumentar novamente as suas colonias e ampliar a sua familia. Tenho me interressado pelo mel que e muito recomendado para diversas areas da medicina popular, mas tambem penso em liberar alguns enxames para a natureza para que possam crescer e assim estarei preservando esta especie tao cobiçada atualmente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *