Como é produzido o Mel? Porquê as abelhas o produzem?

Como é produzido o mel a partir do nectar das abelhas?

Saiba como é produzido o mel de abelhas a partir do néctar das flores.

O néctar das flores passa por algumas transformações químicas e físicas para se tornar o mundialmente conhecido Mel!

A produção do mel começa quando as abelhas operárias que trabalham fora da colméia coletam néctar das flores. Essa é a matéria-prima do chamado mel verdadeiro, mas as operárias coletam qualquer líquido açucarado que possa ser usado para fazer o alimento. É por isso que é tão comum vermos abelhas coletando restos de refrigerante, por exemplo.

  • VOCÊ SABIA?
    Em um ano, uma colônia de abelhas come entre 120 e 200 quilos de mel.
Como é produzido o mel a partir do nectar das abelhas?
Como é produzido o mel a partir do nectar das abelhas?

A abelha possui um estomago e um outro reservatório de néctar. Seu estomago de verdade é onde digere sua própria comida. O outro é uma espécie de “tanque” onde ela coleta o néctar que suga das flores para transportá-lo até a colmeia, cabendo cerca de 70mg dentro. Quando está plenamente carregada, a abelha pega o caminho mais curto de volta à colméia. Ou seja, durante o transporte onde elas levam o mel na boca, é aí mesmo o néctar já começa a ser transformado em mel, com a ajuda de enzimas que as abelhas produzem em glândulas da boca. Essas enzimas mudam o tipo de açúcar do néctar e impedem que o mel estrague pelo aparecimento de micróbios.

Quando as operárias chegam à colmeia o néctar trazido na bolsa de mel é passado para abelhas mais jovens, que irão processar o néctar por cerca de meia hora. Durante esse tempo, as enzimas irão quebrar os açúcares complexos do néctar e transforma-los em açúcares mais simples, de modo que fica mais digerível para as abelhas e menos susceptível a ser atacado por bactérias, enquanto é armazenado no interior da colmeia. As abelhas, em seguida, espalham o néctar ao longo dos favos de mel, onde a água evapora a partir dele, tornando-se uma calda mais grossa, até que se torna o Mel!

O mel pode ser produzido a partir de néctar de um só tipo de flor, como é o caso do mel de laranja feito com o néctar das flores de laranjeiras. Pode, também, ser resultado da mistura do néctar de diferentes flores do campo. Neste caso, ele é chamado de mel silvestre.

As abelhas fazem o mel secar ainda mais rápido, abanando-o com as suas asas. Uma vez que sua consistência está boa o suficiente, as abelhas selam o favo de mel com um tampão de cera. O mel é armazenado até que seja comido.

Publique um artigo no MEL!

Estudiosos, apicultores, cozinheiras de mão cheia e curiosos de plantão, venha fazer parte do Site do Mel!

14 comentários em “Como é produzido o Mel? Porquê as abelhas o produzem?

  1. lidimar says:

    bem eu me chamo lidimar hoje eu tirei uma colmeia de uma abelha jatai num barranco os favos de mel estavam com o mel azedo e nos favos tinha alguas manchas brancas

    • Moisés says:

      Meu Caro, abelhas nativa como a Jataí, na sua grande maioria utilizam os favos somente para postura. O mel é armazenado em pequenos “potes” feitos de cera, que lembram minúsculas cabaças. O que você provou era o alimento larval juntamente com as larvas/ovos (as manchas brancas), bem como seus excrementos. Por isso o sabor desagradável.
      Ao lidar com abelhas nativas sem ferrão sempre procure pelos potes de mel.

  2. Ronnie Schmidt says:

    Sim, é possível que tenha mel. Mas não é de fácil manejo este local onde o enxame se instalou. O ideal é passar o enxame para uma colméia racional e transportar até um apiário para que se possa manejala de forma mais segura.

  3. Pingback: Abelha Sanharó: Características e Fotos | Mundo Ecologia

  4. Pingback: Abelhas Nativas do Paraná e Santa Catarina | Mundo Ecologia

  5. Fabrício says:

    Se a abelhas fazem mel para se alimentar no inverno quabdo é dificil conseguir pólen, quer dizer que no inverno os apicultores não retiram esse mel para as abelhas não morrerem de fome?

  6. Carlos says:

    Chamo-me Carlos, tem abelhas dentro de 5 peneus empilhados já a 2 dias.
    Gostaria de saber quanto tempo elas demoram para fazer o mel
    E quando irão sair daí

  7. Pingback: Benefícios do mel para saúde, pele e cabelos. -

  8. Jasmine says:

    Olá, gostaria de saber qual a função do mel na vida das abelhas. Quando retiramos o mel das colméias podemos estar prejudicando o.ciclo de vida das abelhas? Quando recolhemos o mel ele fará falta em algum processo do ciclo de vida das abelhas?

    • ROGÉRIO says:

      Olá, a função do MEL para as abelhas serve para alimentar as abelhas elas produzem e estocam o mel que serve como alimento para o enxame exceto para a Rainha que só se alimenta com a Geléia Real, quando é feita a extração do mel é sempre deixado o suficiente para as abelhas se alimentarem, não prejudica o ciclo de vida das abelhas, tanto as abelhas africanizadas e as nativas do brasil as sem ferrão

  9. Pingback: Como o mel é feito? - Papel das abelhas, matéria prima, transformação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.