Caixa de abelhas feita em casa! Capture seu primeiro enxame selvagem

Caixa de abelha caseira faca voce mesmo - como construir caixa isca

Caixa de abelhas (isca): Faça você mesmo e capture um enxame selvagem!

É simples, aguenta chuva, é econômica e sustentável!

Quem nunca quis ter um estoque de mel no quintal de casa? Com um alimento-remédio desse, é difícil dizer que não. Uma grande vantagem dessa caixa de abelhas é que é perfeita para caixa-isca. Coloque-a no meio do mato, em beiras de estrada ou no seu jardim! Coloque também quadros velhos, que as vezes até iam para o lixo, e dê uma ótima utilidade para ele.

Mesmo se alguém roubar, não é um grande prejuízo. A final são apenas quadros velhos e uma caixa de papelão cheia de durex.

Uma caixa de abelha (isca) que qualquer um pode fazer.

Conheça os Benefícios do Mel para sua saúde!

Se quer saber como pegar um enxame selvagem, ou que é uma caixa isca e qual a sua utilidade, continue lendo! Ou se quiser pular essa etapa e comprar um mel direto do apiário acesse nossa loja virtual, aqui no site mesmo.

Caixa de abelha caseira faca voce mesmo - como construir caixa iscaCaixa de abelha caseira faça você mesmo – como construir caixa isca.

Como pegar um enxame de abelhas selvagem?

Já se perguntou como pegar um enxame selvagem? Nós, apicultores temos uma técnica muito boa, e vamos te ensinar agora!

A caixa caça-enxame ou caixa isca é usada para receber colméias, ou para atrair enxames (captura). Elas são colocadas no campo ou no apiário de forma a atrair os enxames que se encontram de passagem, ou os que acabaram de sair de alguma das colônias.

A cera é atraente para as abelhas, e com as lâminas de cera parciais o processo já é facilitado para as abelhas, e a construção de favos também é mais rápida.

Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.

Após feita essa caixa isca, é só esperar o seu enxame aparecer. Após a instalação do enxame na caixa isca, com cuidado transferi-lo para uma caixa de abelha de verdade fazendo o seguinte procedimento:

  • Com delicadeza transferir os favos carregados de abelhas da caixa isca para a caixa definitiva, sem derrubar os “cachos” de abelha, se o enxame for grande. Outro cuidado necessário é não deixar em nenhuma hipótese a abelha rainha voar, pois algumas vezes elas voam e não voltam, causando a morte do enxame.
Enxame selvagem, como capturar com uma caixa isca?
Enxame selvagem, como capturar com uma caixa isca?

Publique um artigo no MEL!

Estudiosos, apicultores, cozinheiras de mão cheia e curiosos de plantão, venha fazer parte do Site do Mel!

11 comentários em “Caixa de abelhas feita em casa! Capture seu primeiro enxame selvagem

  1. ivonete says:

    Achei uma abelha gigante no meu quintal. Acho é abelha rainha. estou tentando protegê-la e coloquei numa caixa, gostaria de saber como devolvê-la ao seu enxame, é linda a abelha. Ivonete. 27 999985043

  2. ROBERTA MARIA DE CAMPOS LINS says:

    Gilmar, se um especialista não souber capturar abelhas selvagens então não é especialista kkkk Qto a explicação até eu que sou leiga entendi como fazer

  3. Paulo Cesar says:

    Tenho uma colmeia selvagem que imagino ser sem ferrão mas que não sei como confirmar (sem deixar que me piquem) e gostaria de por em uma caixa.
    Para isso posso utilizar como isca a propolis de abelhas comerciais (com ferrão)?

  4. Antonio Osmar Barros Freire says:

    Tenho um enxame dentro do fôrro de minha residência e no beral do lado de fora, esta correndo mel pela parede, como faço para retira-las ?
    ,

  5. Maria de Lourdes says:

    Tem um enxamenxame de abelhas no meu quintal dentro de um tronco e não sei como transferir para uma caixa me da uma orientação por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.