O que é mel Puro – ou Cru?
O mel cru é o mel que não passou por nenhum processo de filtração, super aquecimento ou adição de produtos como açúcar ou mesmo água. O mel cru é apenas espremido do favo, junto ao pólen que o compõe.
Geralmente os vendedores de mel, e empresas que vendem mel fazem isso para que esse saudável produto renda mais, e fique com uma aparência mais agradável e chamativa. O mel processado(falso) quase não traz benefícios a saúde, e apenas engorda como o açúcar, pois muitos dos nutrientes beneficiais a nossa saúde e propriedades medicinais do mel cru se perdem no processo de aquecimento e filtração. Não coma mel processado!!!
Mel Puro ou Mel Cru.
Comer mel de verdade (puro e natural, sem nenhum processamento) é a melhor coisa a fazer! Na maioria das vezes, o mel puro cristaliza, mas isso não altera em nada seus princípios e propriedades medicinais. Se você não gosta de mel cristalizado, é só deixá-lo liquido novamente, fazendo o banho maria. Já que o mel líquido ou cristalizado só se trata de diferentes estados, como água e gelo.
Teste caseiro para saber se o Mel é verdadeiro
Para se certificar se o seu mel é puro ou falso e processado, existem alguns testes para identificar isso. Seguem eles:
1. O Teste do polegar.
Coloque uma Gota de mel em seu polegar. Se ele se espalhar imediatamente, não é puro. Se ele permanece intacto, é puro.
2. Teste A Água.
Encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel” na água. O mel puro vai agrupar e resolver na parte inferior do vidro. Mel adulterado e artificial começará a dissolver na água.
3. O teste do tempo.
O mel puro cristaliza ao longo do tempo. Mel processado ficará parecendo xarope, não importa quanto tempo ele está armazenado.
4. Acender uma fogueira.
Mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Mel natural vai acender o fósforo facilmente e a chama vai queimar. Mel falsificado não acende por causa da umidade que ele contém.
5. O teste da absorção:
derrame algumas gotas de mel em papel borrão, e veja se é absorvido. Se for absorvido, o mel não é puro. Se não tiver papel borrão, derrame um pouco de mel em um pano branco, e lave o pano. Se houver mancha de mel, provavlemente ele não é puro.
6. O teste da mistura
misture partes iguais de mel e uma bebida forte. Mexa bem. O mel puro vai assentar no fundo, mas se dissolve se insistentemente mexido. Mel impuro vai ser dissolvido efácil e tende a deixar a mistura leitosa.
7. O teste do iodo – ou teste de farmácia
misture uma colher de mel com uma colher de água. Mexa bem, e pingue 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%, a venda em farmácias). Misture e verifique a cor. Se escurecer é porque há amido no mel, portanto ele não é puro.
8. Teste do Alcool
Coloque 2 colheres das de sopa em um copo de mel, misture 1 colher de alcool 75%. Se dissolver rápido demais é falso, e se não dissolver ou tiver que insistir muito para dissolvê-lo, é verdadeiro.
9. Geladeira
Coloque o mel um pouquinho na geladeira. Se ele começar a cristalizar é puro, quer dizer, é mel mesmo.
E LEMBRE-SE:
Falsificar e vender mel falsificado é crime contra a economia popular previsto pela Lei nº 1.521, de 26 de dezembro de 1951. A pena vai de seis meses a dois anos de detenção, além de multa, mesma punição para quem falsifica o selo do SIF, de acordo com o artigo 296, parágrafo 1º, inciso 1, do Código Penal, que trata da falsificação de selo ou sinal público
Gostaria de saber se é possível um mel puro NÃO cristalizar.
Sim, é possível. Na minha região, por exemplo, a “flor alta”, como dizemos aqui para nos referir às flores das árvores silvestres, ocorre no verão, a parte mais seca do ano, portanto o teor de umidade no mel é bem baixo, chega a 17%, o que dificulta a cristalização, como consequência temos um mel bem denso. No mês de agosto chega a ser difícil tirar o mel do favo por meio da centrifugação, extremamente viscoso!
Olá, gostaria de saber se é possível o mel puro NÃO cristalizar.
Depende! Em regiões frias como o sul do país o mel cristaliza em até 6 meses depois de colhido, em regiões muito quentes ele nem chega a cristalizar. Se mora em local quente, coloque o seu pote de mel na parte de baixo da geladeira e deixe um tempo, se dentro de 1 mês ele não der sinal de cristalização é falso. Se estiver cristalizado nunca use o microondas, isso inutiliza as propriedades terapêuticas do mel, e se for colocar no banho maria não deixe a água ferver, deixe esquentar um pouco e desligue lá pelos 50º….depois de 1 hora aqueça novamente a água até 50º e faça isso até que volte ao estado líquido. Dentro de alguns dias ele vai cristalizar novamente.
O mesmo serve para o xarope com mel, aquecido perde as propriedades benéficas em sua maioria, o melhor é fazer um chá de guaco, alho ou limão e depois comer uma colherada generosa de mel cristalizado que o efeito será melhor.
Oi. Bom dia.
Muito bom o artigo.
Agora pergunto, se uma lei que protege contra falsidade de mel.
Por que há empresas no mercado que ainda insiste de vender mel falsificado.
E por que não inspecionam.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva
Percebi que o rótulo não diz que o mel é orgânico e nem vem com o certificado. Poderiam me esclarecer?
Como e para quem denunciar mel falso comprado como verdadeiro?
Comprei um mel, com o selo de inspecionado pelo ministério da agricultura, fiz todos os testes citados neste post, apenas o do fósforo provou que é um mel puro. O que fazer?
muitas empresas que vedem mel em farmácias e supermercado, pasteurizam o mel para que não cristalize, perdendo suas características, podendo acontecer esse tipo de problemas na hora de certificar o mel em casa
Boa tarde, quando tem diabetes pode usar mel puro em receitas, sucos, pode substituí-lo pelo açúcar?
No caso de diabéticos aconselho seguir as recomendações do médico ou nutricionista
Existe mel orgânico? Como saber se a abelha ao voar não buscou seus ingredientes em lugares com cultivos com pesticidas?
Existe um laboratório que faz o teste no mel com profissionais de forma gratuita? Obrigado.
Boa noite.
É possível fazer esse teste da tintura de iodo substituindo-a pelo polvidine (que tem iodo mas também outras substâncias) com o mesmo grau de precisão?
Se mel “não puro” é crime, 90% das indústrias que dizem vender mel deveriam ser penalizadas.
Não tem um único mel que compre em supermercado que é puro.
O mel tem validade de quanto tempo depois de aberto?
Amei as dicas de vocês, muito obrigada???????
Boa noite, a melhor maneira de saber se o mel é puro na hora de comprar, procure um apicultor de vossa região, e vocês poderam notar as diferenças entre mel puro ou adulterado..
Oxe! Eu testei duas marcas que comprei no mercado e foram atestados como puro. Flormel e Apis vida. O senhor pode denunciar a empresa no procon, se o que diz não é achismo. Ou, talvez, esteja procurando pelo Mel cru, que vem pedacinhos de favo e não é processado industrialmente, aí só com um apicultor, pois é bem difícil achar para vender em mercados convencionais.
Você conhece o mel originado das filhas de Juazeiro?
Você conhece o mel originado das flores de juazeiro??
Pingback: Como Saber Que O Mel É Puro? - Dicas para cada dia!
Boa tarde. Entendo um pouco de mel, pois consumo há muito tempo e também fiz um curso de apicultura. Sei que o mel verdadeiro cristaliza e sempre acreditei, como dito aqui, que o falso não. Contudo, comprei dois vidros de mel totalmente cristalizados e, ao abri-los, constatei que são falsos, apenas pelo cheiro. Inclusive a cristalização é estranha, mais consistente que a do mel.
Sinto informar, mas quase todos os testes que ensinam não são confiáveis para indicar a pureza do mel, pois apenas indicam se o mel tem um teor de umidade (água) maior ou menor. Isso não quer dizer que não é puro. O mel com mais umidade pode ter sido colhido antes de estar totalmente maduro, antes de ter pelo menos 70% dos alvéolos do favos operculados (fechados). Ou pode ter sido colhido em um período chuvoso, com muita umidade no ar, ou ainda, pode ser de alguma espécie de abelha sem ferrão (nativas), que tem mel mais úmido. O que caracteriza a falsificação do mel é o teor de sacarose, que deve ser abaixo de 5%. E isso só se sabe, com exatidão em teste laboratorial. Mas o tipo de cristalização do mel também pode indicar se ele tem muita sacarose ou não. Portanto o teste mais confiável é o da geladeira. Se o mel cristalizar com cristais grandes, é a forma de cristalização da sacarose, mas se ele cristalizar, ficando pastoso, com cristais bem fininhos, é a forma de cristalização da glicose, que indica que ele é puro.