O que é mel Puro? Faça o teste em casa para identificar se é verdadeiro.

O que é mel cru -Como identificar se é puro.

O que é mel Puro – ou  Cru?

O mel cru é o mel que não passou por nenhum processo de filtração, super aquecimento ou adição de produtos como açúcar ou mesmo água. O mel cru é apenas espremido do favo, junto ao pólen que o compõe.

Geralmente os vendedores de mel, e empresas que vendem mel fazem isso para que esse saudável produto renda mais, e fique com uma aparência mais agradável e chamativa. O mel processado(falso) quase não traz benefícios a saúde, e apenas engorda como o açúcar, pois muitos dos nutrientes beneficiais a nossa saúde e propriedades medicinais do mel cru se perdem no processo de aquecimento e filtração. Não coma mel processado!!!

Mel Puro ou Mel Cru.

Comer mel de verdade (puro e natural, sem nenhum processamento) é a melhor coisa a fazer! Na maioria das vezes, o mel puro cristaliza, mas isso não altera em nada seus princípios e propriedades medicinais. Se você não gosta de mel cristalizado, é só deixá-lo liquido novamente, fazendo o banho maria. Já que o mel líquido ou cristalizado só se trata de diferentes estados, como água e gelo.

 

O que é mel cru -Como identificar se é puro.

Teste caseiro para saber se o Mel é verdadeiro

Para se certificar se o seu mel é puro ou falso e processado, existem alguns testes para identificar isso. Seguem eles:

1. O Teste do polegar.

Coloque uma Gota de mel em seu polegar. Se ele se espalhar imediatamente, não é puro. Se ele permanece intacto, é puro.

2. Teste A Água.

Encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel” na água. O mel puro vai agrupar e resolver na parte inferior do vidro. Mel adulterado e artificial começará a dissolver na água.

3. O teste do tempo.

O mel puro cristaliza ao longo do tempo. Mel processado ficará parecendo xarope, não importa quanto tempo ele está armazenado.

4. Acender uma fogueira. 

Mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Mel natural vai acender o fósforo facilmente e a chama vai queimar. Mel falsificado não acende por causa da umidade que ele contém.

5. O teste da absorção:

derrame algumas gotas de mel em papel borrão, e veja se é absorvido. Se for absorvido, o mel não é puro. Se não tiver papel borrão, derrame um pouco de mel em um pano branco, e lave o pano. Se houver mancha de mel, provavlemente ele não é puro.

6. O teste da mistura

misture partes iguais de mel e uma bebida forte. Mexa bem. O mel puro vai assentar no fundo, mas se dissolve se insistentemente mexido. Mel impuro vai ser dissolvido efácil e tende a deixar a mistura leitosa.

7. O teste do iodo – ou teste de farmácia

misture uma colher de mel com uma colher de água. Mexa bem, e pingue 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%, a venda em farmácias). Misture e verifique a cor. Se escurecer é porque há amido no mel, portanto ele não é puro.

8. Teste do Alcool

Coloque 2 colheres das de sopa em um copo de mel, misture 1 colher de alcool 75%. Se dissolver rápido demais é falso, e se não dissolver ou tiver que insistir muito para dissolvê-lo, é verdadeiro.

9. Geladeira

Coloque o mel um pouquinho na geladeira. Se ele começar a cristalizar é puro, quer dizer, é mel mesmo.

E LEMBRE-SE:

Falsificar e vender mel falsificado é crime contra a economia popular previsto pela Lei nº 1.521, de 26 de dezembro de 1951. A pena vai de seis meses a dois anos de detenção, além de multa, mesma punição para quem falsifica o selo do SIF, de acordo com o artigo 296, parágrafo 1º, inciso 1, do Código Penal, que trata da falsificação de selo ou sinal público

Publique um artigo no MEL!

Estudiosos, apicultores, cozinheiras de mão cheia e curiosos de plantão, venha fazer parte do Site do Mel!

14 comentários em “O que é mel Puro? Faça o teste em casa para identificar se é verdadeiro.

    • Marcell says:

      Depende! Em regiões frias como o sul do país o mel cristaliza em até 6 meses depois de colhido, em regiões muito quentes ele nem chega a cristalizar. Se mora em local quente, coloque o seu pote de mel na parte de baixo da geladeira e deixe um tempo, se dentro de 1 mês ele não der sinal de cristalização é falso. Se estiver cristalizado nunca use o microondas, isso inutiliza as propriedades terapêuticas do mel, e se for colocar no banho maria não deixe a água ferver, deixe esquentar um pouco e desligue lá pelos 50º….depois de 1 hora aqueça novamente a água até 50º e faça isso até que volte ao estado líquido. Dentro de alguns dias ele vai cristalizar novamente.
      O mesmo serve para o xarope com mel, aquecido perde as propriedades benéficas em sua maioria, o melhor é fazer um chá de guaco, alho ou limão e depois comer uma colherada generosa de mel cristalizado que o efeito será melhor.

  1. oliveira says:

    Oi. Bom dia.
    Muito bom o artigo.
    Agora pergunto, se uma lei que protege contra falsidade de mel.
    Por que há empresas no mercado que ainda insiste de vender mel falsificado.
    E por que não inspecionam.

  2. Leidilene says:

    Comprei um mel, com o selo de inspecionado pelo ministério da agricultura, fiz todos os testes citados neste post, apenas o do fósforo provou que é um mel puro. O que fazer?

    • ROGÉRIO says:

      muitas empresas que vedem mel em farmácias e supermercado, pasteurizam o mel para que não cristalize, perdendo suas características, podendo acontecer esse tipo de problemas na hora de certificar o mel em casa

  3. Erion Pereira Ribeiro says:

    Existe mel orgânico? Como saber se a abelha ao voar não buscou seus ingredientes em lugares com cultivos com pesticidas?
    Existe um laboratório que faz o teste no mel com profissionais de forma gratuita? Obrigado.

  4. Frederico says:

    Boa noite.

    É possível fazer esse teste da tintura de iodo substituindo-a pelo polvidine (que tem iodo mas também outras substâncias) com o mesmo grau de precisão?

  5. Guilherme Pessoa says:

    Se mel “não puro” é crime, 90% das indústrias que dizem vender mel deveriam ser penalizadas.
    Não tem um único mel que compre em supermercado que é puro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.