Abelha Jandaíra (Melipona subnitida)

A Abelha Jandaíra é uma espécie de abelha endêmica do bioma Caatinga, que distribui-se geograficamente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Esta espécie se caracteriza pela cabeça preta, tórax marrom ligeiramente aveludado e abdômen preto.
Seu mel apresenta sabor especial e coloração variada que pode ser âmbar, esverdeado puxando às vezes para um amarelo ouro suave ou branco, variando de acordo com a flora.
A Jandaíra contribui para a polinização de várias frutas e sementes da Caatinga, como o cajú, e tem preferência pelas plantas nativas, como a jurema preta, marmeleiro e pau ferro.
VEJA O VÍDEO SOBRE A MULTIPLICAÇÃO DA ABELHA JANDAÍRA, DO AMIGO DANIEL (VER CANAL)
E UMA REPORTAGEM MUITO INTERESSANTE! ( FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO)
FONTE: http://www.apisguia.com.br
Boa noite! muito bom o material. Gostaria de iniciar uma criação. Seria possível criar jandaíra na região sudeste? Mais preciso, em Minas Gerais? Clima de muito frio no inverno,chegando a 11 graus durante a noite, no verão muito quente. Região de muita mata nativa. Obrigado
Boa noite! muito bom o material. Gostaria de iniciar uma criação. Seria possível criar jandaíra na região sudeste? Mais preciso, em Minas Gerais? Clima de muito frio no inverno,chegando a 11 graus durante a noite, no verão muito quente. Região de muita mata nativa. Obrigado
Sim é possível criar sendo necessário vc alimenta-la fazendo xarope e não mexer no mel dela durante o período frio para que ela possa suportar os climas mais frios.
A minha região chega a 4 graus negativos e consigo criar algumas especies de abelha seguindo esses critérios.
Abraço
boa tarde estou querendo inciando um criaçâo abelhas mandaçaia
Também gostaria de criar aqui no Rio de Janeiro seria viável ?
Na cidade do Rio de Janeiro, não se for em areas como chacaras e sitios sim
Boa noite gostaria de criar abelha jandaira . Moro em Bauru sp. Como faço pra adiquirie as abelha