A Vestimenta do apicultor e o Fumigador (Fóle)

Vestimenta do apicultor e o fole ou fumigador - fumegador
Vestimenta do apicultor e o fole ou fumigador - fumegador
Vestimenta do apicultor e o fole ou fumigador – fumegador

A Vestimenta do apicultor e o Fumigador (Fóle)

Assim como um advogado tem seu terno para trabalhar, a vestimenta completa do apicultor não pode faltar! Saiba também para que serve o Fóle ou Fumigador!

Para trabalharmos em um apiário, devemos tomar uma série de precauções, tanto no nosso interesse quanto no das abelhas, pois queremos correr os menores riscos, mas também não desejamos prejudicar as abelhas e devemos proporcionar-lhes as melhores condições de vida e de trabalho. Assim sendo, não devemos contar nunca com a mansidão das abelhas, por mais mansas que pareçam na ocasião. Com a africanização dos apiários, a vestimenta do apicultor passou a ser indispensável.

Vestimenta do Apicultor

Macacão

É preciso que tenham sempre zipers no lugar dos botões, gola alta (para a máscara se ajustar sobre ela) e elásticos nas bainhas das calças, para que fiquem bem ajustadas sobre as botas e, nos punhos das mangas compridas do macacão ou blusão, para que fiquem bem justas por cima das luvas. Não aconselhamos macacão plástico, embora resistente, porque é muito quente e, não permitindo a evaporação, deixa o apicultor muito molhado de suor.

Máscara ou véu

Deve ser de tecido grosso e adaptada a um chapéu ou capacete duros e com um visor de tela de arame ou de náilon, preta ou escura e de malha fina, permitindo uma boa visão de dia e de noite. Deve ser folgada e bem ajustada pelo elástico de sua bainha, ao pescoço, por cima da gola do macacão. Visores de vidro, plástico ou acrílico não servem porque não deixam passar a transpiração e ficam embaçados, atrapalhando a visão.

Botas

Podem ser de canos alto ou médio, de couro, borracha ou plástico e brancas ou das cores do macacão, desde que permitam que as bainhas das calças se ajustem bem sobre elas, para não entrar abelhas. Quando estivermos com calças sem elásticos nas bainhas das pernas, devemos colocá-las por dentro das botas para evitar que as abelhas penetrem por baixo, quando atacam nos calcanhares.

Luvas

Devem ser escolhidas de acordo com os serviços, mas não dispensadas, embora às vezes atrapalhem. Assim, luvas grossas, de couro, devem ser usadas para os serviços pesados; as de lona ou pano, untadas com cera para ficarem macias e com cheiro de cera para acalmar as abelhas, para serviços mais leves; domésticas ou mecânicas, de borracha ou plástico, sendo que estas protegem mais contra ferroadas, porque as abelhas não podem firmar as patas, como apoio, para enfiarem o ferrão. Para o manejo, as melhores são as de plástico, mesmo que somente com os polegares. As luvas cirúrgicas não são indicadas, porque não protegem das ferroadas.

 

fole ou fumigador - fumegador
fole ou fumigador – fumegador

Fóle, Fumigador ou Fumegador

O melhor companheiro do apicultor é sem dúvida nenhuma o fumigador, ferramenta apícola usada desde muito tempo para produzir fumo para acalmar as abelhas e possibilitar o trabalho no apiário.

Saiba como utilizar corretamente o fumigador no post: Manejo da Fumaça 

Tamanho do fumigador

O tamanho do fumigador importa. Fazer uma escolha adequada melhora o rendimento da atividade apícola. Ele é feito de duas partes. Trata-se de um aparelho simples, formado por duas partes, um fole e um depósito cilíndrico. Este depósito cilíndrico conta com uma grade no fundo para conter o material em combustão e uma tampa com forma de cone com o vértice perfurado que serve para direcionar o fumo. As duas peças estão unidas e trabalham em sintonia por um canal de ar. O fole, quando ativado, proporciona ar e mantêm a combustão que terá lugar na parte metálica. O processo de combustão marca o ritmo de trabalho.

Um fumigador de tamanho bom para abelhas europeias, pode não servir para abelhas africanizadas. E como sabemos, a africanização das abelhas atingiu todo o Brasil, um dos motivos disso é devido ao fato das abelhas africanas terem essa grande frequência de enxameação. Isso é um exemplo de ter que escolher o tamanho necessário dos foles para um melhor aproveitamento do trabalho, e evitar picadas desnecessárias.

O fumigador ajuda ao apicultor a controlar as abelhas. Por isso, ele é um item indispensável às mãos do apicultor, que deverá ser capaz de interpretar os sinais emitidos pela colônia, afim de ter um melhor rendimento e maior tranquilidade no apiário.

Utilização do fumigador

A utilização do fumo interfere na vida do enxame, provocando uma reação de alerta. Perante o temor do perigo, as abelhas emitem um zumbido prolongado, que é pode ser considerado o sinal para dar início ao meio apícola. Neste instante há uma redução considerável da defensividade dos insetos e uma diminuição da velocidade das abelhas sobre os quadros. O que as abelhas fazem é comer e armazenar todo o mel em seus corpos, para que o alimento da colmeia inteira não se perca durante o considerado incêndio na floresta, que é a impressão causada pelo fumigador.

O fumigador deve ser usado sempre que o apicultor for fazer uma revisão nas colmeias ou pretenda realizar qualquer tipo de manejo apícola. Um fumo denso, branco e fresco acalma as abelhas e permite realizar uma apicultura agradável.

Publique um artigo no MEL!

Estudiosos, apicultores, cozinheiras de mão cheia e curiosos de plantão, venha fazer parte do Site do Mel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.