Guarupu ou Guaraipó (Melipona bicolor)
Fura-Terra, Garapu, Graipu, Guarapu, Pé-de-Pau
A Abelha Guarupu ou Guaraipó é a única espécie de Melipona estudada até o momento que é facultativamente poligínica, isto é, os ninhos podem ter uma ou mais rainhas fecundadas atuando na postura.
- Favos horizontais ou helicoidais, com invólucro.
- Os potes podem ser grandes, com mais de 4cm de diâmetro;
- O tamanho dos potes varia com o estado da colônia.
- Os machos têm olhos pretos ou esverdeados. A coloração das abelhas pode variar de amarelada até bem mais escura;
- A abelha Guarupu é encontrada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
- Melipona bicolor schenki ou Guaraipo Negra, que ocorre no Sul do país, é de cor grafite a negra. Esta abelha geralmente faz seu ninho na base das árvores, mas eventualmente é encontrada em ocos no alto das árvores.
- Outrora abundante na Mata Atlântica, foi a Melipona mais coletada por Wilms et al. (1996) na Estação Biológica de Boracéia. Está na lista das espécies ameaçadas de extinção do Paraná, presumivelmente em extinção em Minas Gerais e vulnerável no Rio Grande do Sul. A Guaraipo Negra está incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção.
- É uma abelha social da subfamília dos meliponíneos, de ampla distribuição brasileira.
- Essa espécie é muito mansa, proporcionando um fácil manejo. Essa espécie é muito rústica, mas com o fator feromonal em destaque.
- Necessita de lugares sombreados e alimentação, em igual proporção de água e açúcar. Desta forma, ao desidratar o xarope, as Guarupus são beneficiadas com a umidade interna da colmeia.
VEJA ESSA INCRÍVEL FOTO DO SITE DO MELIPONÁRIO ARACRUZ:
FONTE: http://www.apisguia.com.br
Encontre o apiário mais próximo!
localize em um clique o apiário mais próximo de você, no Site do Mel!