Sabe o que é geleia real? Você sabia que a unica coisa que faz uma operária normal e uma abelha rainha se diferirem durante o processo de desenvolvimento dentro do favo, é a geleia real?

A geleia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha.

Contêm notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substancias biocatalisadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.

Tem ação preventiva contra o envelhecimento prematuro e é eficaz nos casos de anemia provavelmente por proporcionar o aumento das hemácias (glóbulos vermelhos). A Geleia Real apresenta ação biocatalisadora nos processos de regeneração de células no corpo humano, dada sua composição e quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas e substâncias minerais.

Como é produzia a Geléia Real

O princípio básico para a produção de geleia real é o incentivo das abelhas a criarem novas abelhas rainhas. São nas cúpulas de abelhas rainhas, as realeiras, onde ocorre acúmulo do produto a ser coletado.

Para produzir o incentivo de produção de geleia real em uma colmeia, é necessário criar um ambiente específico, retirando a abelha rainha, ou mantendo-a isolada em um compartimento da colmeia, para que as abelhas sejam incentivadas a produzir novas abelhas rainhas.

Para coletar pequenas quantidades, basta retirar a abelha rainha da colmeia. Três dias após esse processo, as abelhas se sentindo sem ‘mãe’ produzem realeiras naturais, modificando a alimentação de larvas de células em que iriam nascer abelhas operárias. Essas larvas são alimentadas com grande quantidade de geleia real, em que no terceiro dia, após a ‘orfanação’ da colmeia, atinge o máximo de acúmulo dentro das cúpulas.

Para a produção comercial de geleia real, é necessário executar um planejamento técnico mais específico, para que a produção seja realizada de forma sequencial, durante as estações do ano mais propícias para o manejo da produção, que no caso do Brasil, ocorre na primavera e no verão.

As colmeias preparadas para essa finalidade poderão ser colmeias ‘órfãs’ com um único ninho, ou  colmeias com abelhas rainhas e que possuem um ninho e um sobre ninho, sendo que as rainhas permanecerão no primeiro ninho e sua passagem para cima deverá ser bloqueada com uma tela excluidora de rainhas horizontal.

As colmeias produtoras também poderão ser preparadas com um único ninho, com a permanência da abelha rainha isolada por uma tela excluidora de rainhas vertical, mantendo a abelha rainha em seis favos em uma das extremidades do interior do ninho, enquanto que o favo porta cúpulas e favos com alimentos se localizarão do lado oposto

Composição Química da Geléia Real (100g)

  • Tiamina (Vitamina B1) – 690.0 mcg
  • Ác. Pantotênico (Vitamina B5) – 15.453.3 mcg
  • Piridoxina (Vitamina B6) – 1.833.6 mcg
  • Biotina – 114.0 mcg
  • Ác. Fólico – 40.0 mcg
  • Vitamina B12 – 445.3 mcg
  • Inositol – 11.000.0 mcg
  • Acetil Colina – 95.8000.0 mcg
  • Vitamina C – 8.929.9 mcg
  • Vitamina A – 349.9 ug
  • Vitamina D – 66.6 ug
  • Vitamina E – 1.933.3 ug